O Estudo Acompanhado no Xénon é um tempo de estudo semanal, com um grupo reduzido de pessoas (3/4), onde um monitor mais velho orienta, acompanha e ajuda a tirar mais proveito desse tempo de trabalho. Podem participar rapazes do 5º ao 12º ano.

Os participantes indicam os horários mais convenientes para ter o acompanhamento. Com base nas preferências e idades, e disponibilidade dos monitores, fazem-se as turmas da atividade. O acompanhamento interrompe-se nas semanasem que não há atividades no Xénon.

OS MONITORES

Os monitores são alunos com muito boas notas, pelo menos 2 anos mais velhos que os participantes. Terão formação sobre métodos de estudo. Devem enviar aos pais um relatório mensal sobre o trabalho desenvolvido pelos participantes.

  • Qual é o papel dos monitores?
  • Avaliar e aconselhar os participantes no seu método de estudo.
  • Conhecer as capacidades que têm para as diferentes disciplinas.
  • Ajudar a organizar o estudo segundo essas aptidões e o calendário de avaliação.
  • Ouvir e ajudar os pais naquilo que querem para o estudo dos filhos.

PAGAMENTO

O pagamento desta atividade vai inteiramente para os monitores. Paga-se no fim de cada mês, de acordo com o número de sessões de estudo acompanhado. Pode ser feito ao Xénon em dinheiro ou por transferência bancária.

Se o monitor for universitário o preço é 5€/sessão por cada participante. Se for aluno do secundário, é de 4€/sessão por aluno. Alguns monitores oferecem esta ajuda gratuíta e voluntariamente, às famílias que não podem pagar.

HORAS DE ACOMPANHAMENTO

Os tempos de estudo serão sempre no Clube e podem ocorrer nos horários assinalados a verde.